Biografia

Christiane Isabelle Couve de Murville

Eu sou Christiane de Murville, autora da trilogia A Caverna Cristalina, publicada em português e francês – Volume 1: Uma aventura no tempo, Volume 2: O desafio do labirinto, Volume 3: Capturados no tempo. Também publiquei o A vida como ela é, em português e francês, e o Até quando? O vai e vem. Comecei a escrever romances ficcionais para compartilhar algumas ideias e reflexões que considero interessantes sobre a vida e o mundo que percebemos. Espero, assim, contribuir para ampliar horizontes e tornar a vida de todos mais leve e luminosa.

Gosto muito de arte. Faço as ilustrações dos meus livros, desenhos em canetinha nanquim, em preto e branco. Cursei a Escola Panamericana de Arte e fiz curso de esculturas no Mube – Museu Brasileiro da Escultura. Circulei por vários ateliers de escultura, pintura, desenho e cerâmica, de artistas bem-conceituados. Participei de algumas exposições, tendo obra premiada, primeiro lugar, no X Salão de Artes Plásticas da Maratona Cultural ACESC2005.

Sou formada em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, onde fiz mestrado e doutorado. Durante vários anos, participei de grupos de estudos e pesquisas e tive consultório particular. Dediquei minha carreira ao atendimento psicológico individual e grupal de crianças, jovens e adultos, oferecendo oficinas de teatro espontâneo em contextos variados. Fiz especialização em psicodrama e orientação profissional e tenho também outra formação acadêmica, em Ciência da Computação, pela USP igualmente. Deixo, a seguir, algumas referências de publicações acadêmicas:

CAMPS, C. I. C. M. A hora do beijo: Teatro espontâneo com adolescentes. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. 152 p. (Dissertação de mestrado)

CAMPS, C. I. C. M. Ser e fazer na escolha profissional: Atendimento diferenciado na clínica winnicottiana, 2009, 204p. (Tese de doutorado)

CAMPS, C. I. C. M.; VAISBERG, T. M. J. A. Encontrando o Almeida: Sofrimento Emocional no Trabalho, uma Intervenção Clínica em Ambiente Hoteleiro In: Práticas Psicológicas em Instituições: Uma Reflexão sobre os Serviços-Escola, São Paulo: Vetor, 2006, p. 127-144.

CAMPS, C. I. C. M.; VAISBERG, T. M. J. A. Quando um clínico vai brincar em um escritório: Um atendimento ético em ambiente corporativo In: Cadernos Ser e Fazer: Reflexões éticas na Clínica Contemporânea. São Paulo, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2005, p. 68-78.

CAMPS, C. I. C. M., MEDEIROS, C.; VAISBERG, T. M. J. A. Trabalho Criativo: Um herdeiro do Brincar In: Cadernos Ser e Fazer: O Brincar. São Paul, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2004, p. 50-57.

CAMPS, C. I. C. M., VAISBERG, T. M. J. A. Propondo intervenções clínicas Psicanalíticas no ambiente de trabalho. Revista Diálogo. Londrina: v.3, p.11 – 17, 2004.

CAMPS, C. I. C. M., VAISBERG, T. M. J. A. Encontro na praça: Teatro espontâneo com estudantes numa perspectiva winnicottiana In: Cadernos Ser e Fazer: Apresentação e Materialidade. São Paulo, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2003, p. 82-89.

CAMPS, C. I. C. M., VAISBERG, T. M. J. A. Sofrimento na escola: uma nova abordagem do imaginário grupal In: Trajetos do sofrimento: Rupturas e (re) criações de sentido. São Paulo, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2003, p. 114-121.

CAMPS, C. I. C. M., VAISBERG, T. M. J. A. Oficinas de teatro espontâneo e outras brincadeiras para adolescentes In: Trajetos do sofrimento: desenraizamento e exclusão. São Paulo, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2002, p. 84-86.

CAMPS, C. I. C. M., VAISBERG, T. M. J. A. Representações sociais de professores sobre o adolescente problema. Revista de Ciências Humanas. Santa Catarina, v.1, n.1, p.353 – 361, 2002.